Notícias

Mamografia – conheça duas estratégias para diminuir o desconforto

Levantamento recente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) demonstra que mais de 60% das pacientes estão chegando ao hospital com a doença ainda em estágio inicial. Isso tem grande relevância, pois o diagnóstico precoce permite tratamentos mais eficazes, menos agressivos e com grande chance de estabilizar a doença para que ela não se espalhe para outros órgãos (metástase).

É importante que as pacientes, ao notar qualquer mudança no corpo, procurem ajuda médica. A realização de exames de rotina, como a mamografia, ajudam a rastrear lesões pré-malignas ou mesmo o câncer inicial. O exame é recomendado a todas as mulheres a partir de 40 anos ou antes, dependendo dos fatores de risco e da indicação médica.

Algumas estratégias simples podem ajudar a diminuir o desconforto na hora do exame:

– Tente agendar a mamografia quando suas mamas estiverem menos sensíveis, ou seja, depois da menstruação;

– Tome um analgésico antes do exame para aliviar a dor (pergunte ao seu ginecologista qual é o mais indicado) e deixe que a técnica saiba que você pode estar com os seios sensíveis. Ela poderá, assim, ser capaz de tornar o exame menos doloroso, oferecendo uma experiência positiva.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM