Quando falamos da importância do sódio no equilíbrio dos fluidos? Vamos raciocinar em cima disso. Quanto maior o consumo de sódio, maior a concentração do elemento no sangue, certo?
Como há uma concentração muito grande de um íon, é importante que haja uma retenção de líquidos para diluir esse componente. Essa retenção hídrica aumenta o volume de sangue dentro dos vasos.
Consequentemente, há um aumento na pressão arterial, o que requer maior trabalho cardíaco para bombeamento do sangue. Além disso, não podemos esquecer que a hipertensão é fator de risco para uma série de complicações, inclusive AVC.
Por fim, os rins também são prejudicados. Além de realizarem a filtração do sangue, eles participam ativamente do controle hidroeletrolítico. Portanto, ficam sobrecarregados e, ainda, enfrentam um maior risco de desenvolvimento de cálculos renais.
Evite consumir aqueles ultraprocessados ou enlatados, tendo em vista que a quantidade de sódio neles já é elevada. Outra dica valiosa é evitar levar o saleiro para a mesa.
Além disso, dose bem a mão durante o preparo e, se possível, opte por outros temperos naturais, como ervas finas. O orégano, o alecrim e o manjericão são bons substitutos para o sal, principalmente quando polvilhados em saladas. Por último, aposte em alimentos grelhados ou mesmo assados, e esteja atento com os acompanhamentos dos pratos!