A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.
• Contato: transmissão por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), ou com objetos e superfícies contaminados (fômites).
• Gotículas: transmissão por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, principalmente quando ela se encontra a menos de 1 metro de distância da outra.
• Aerossol: transmissão por meio de gotículas respiratórias menores (aerossóis) contendo vírus e que podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).
Caso assintomático: Caracterizado por teste laboratorial positivo para covid-19 e ausência de sintomas.
Caso leve: Presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de perda de olfato e paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, dor muscular, fadiga e/ou dor de cabeça.
Caso moderado: Podem incluir desde sinais leves da doença até sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à covid-19 (fraqueza, prostração, perda de apetite, diarreia), além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.
Caso grave: Síndrome Respiratória Aguda Grave (Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto). Para crianças, os principais sintomas incluem, hipoxemia, desconforto respiratório, alteração da consciência, desidratação, dificuldade para se alimentar, lesão miocárdica, elevação de enzimas hepáticas, disfunção da coagulação, rabdomiólise, cianose central ou SpO2 <90-92% em repouso e ar ambiente, letargia, convulsões, dificuldade de alimentação/recusa alimentar.
Caso crítico: Sepse, síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória grave, disfunção de múltiplos órgãos, pneumonia grave e necessidade de suporte respiratório.
RT-PCR: utilizado para diagnóstico, o exame identifica a presença de material genético do vírus através da coleta de amostra da nasofaringe.
Pesquisa de Antígeno: utilizado para diagnóstico, o exame identifica a presença de uma proteína do vírus através da coleta de amostra da nasofaringe
Sorologia: utilizado para verificar a produção de anticorpos das classes IgA, IgM e/ou IgG podendo indicar doença pregressa (contato) ou resposta vacinal.
Sorologia – Anticorpos Neutralizantes: anticorpos de inibição viral utilizados para verificar a resposta vacinal uma vez que detectam especificamente anticorpos que impedem a ligação do vírus às células, podendo evitar a entrada do micro-organismo e, conseqüentemente, sua replicação no organismo.
Distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados e quarentena dos contatos dos casos de covid-19 e vacinação.