blog

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho ou Teste de Triagem Neonatal é um exame laboratorial obrigatório, que tem função de diagnosticar precocemente o risco para algumas doenças infecciosas, metabólicas e genéticas no recém-nascido.

 

Coleta

 

É colhido, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida.

 

Por que fazer o teste?

 

O teste é obrigatório e deve ser realizado para prevenir complicações de doenças que, no nascimento da criança, são assintomáticas.

Se essas doenças não forem diagnosticadas e tratadas com antecedência, a criança estará suscetível a inúmeros problemas, que podem ser graves e irreversíveis.

 

Tipos

 

Existem 4 tipos de Teste do Pezinho: básico, ampliado, plus e master.

Básico: sua  coleta é garantida por lei e é realizado em todos os serviços onde há maternidade. Pode detectar as seguintes doenças: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias.

Ampliado: Pode detectar as seguintes doenças: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e fibrose cística.

Plus: Pode detectar as seguintes doenças: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, galactosemia, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.

Master: Pode detectar as seguintes doenças: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, galactosemia, deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, sífilis congênita, citomegalovirose congênita, doença de Chagas congênita e rubéola congênita.

 

Para ler mais sobre o teste do pezinho,  clique aqui.
Para informações sobre exames  entre em contato.

 

 

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 18 =

© 2021 - Laboratório Merisio